CASA ANTÓNIO PATRÍCIO

CASA ANTÓNIO PATRÍCIO

Características principais:

Porto . 2016-2018
Habitação . 317m2

A Casa de António Patrício está integrada num conjunto de três casas iguais e insere-se num lote estreito e comprido com três pisos, um deles em cave, duas frentes e jardim nas traseiras. Apresenta uma organização típica da casa burguesa portuense do início do século XX, com os dois pisos superiores destinados ao uso diário e interligados entre si através de uma escada central, e com o piso em cave destinado a um uso mais técnico e com acesso através de uma escada secundária.

  
Procurou-se reabilitar os elementos construtivos existentes e intervir pontualmente nas zonas mais degradas e/ou descaracterizadas, utilizando soluções baseadas em materiais e técnicas tradicionais, minimizando o impacto no edifício, preservando e valorizando as suas características originais e respondendo ao pretendido pelos proprietários. 


O piso -1, em pior estado de conservação, e com uma relação directa com o jardim que se pretendia potenciar, foi alvo de uma maior transformação em termos de elementos construtivos e de organização espacial.  


Nos dois pisos superiores, piso térreo e 1º piso, que mantiveram o uso original, salas e quartos, respectivamente, a intervenção foi pontual, decorrente de necessidades específicas, optando-se pela preservação de tectos, soalhos e carpintarias interiores. Nas instalações sanitárias e na cozinha procurou-se adoptar materiais de revestimento compatíveis com os existentes, como a marmorite, de forma a manter alguma continuidade entre os espaços.


A relação com o jardim a partir do piso 0, através de uma escada exterior de tiro em betão, construída em data incerta, mas seguramente posterior à construção original, foi também alvo de transformação e deu lugar a uma nova escada em estrutura metálica com degraus revestidos a madeira e guarda metálica em rede, inspirada nos desenhos originais da fachada.

 

 

Arquitectura: Atelier in.vitro
Especialidades: Estabilidade . NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda; Restantes Especialidades . DAJ Engenheiros Associados, Lda
Construção: FL Construções (Cobertura) e Coeng Construção
Fotografia: José Campos, Architectural Photography

 


~